domingo, 14 de setembro de 2008

Voluntariado que vale a pena


Já faz tempo que estou para escrever sobre a THS (Toronto Humane Society) mas só hoje consegui um tempinho para realmente falar sobre eles.

Essa entidade protetora dos animais atua aqui em Toronto e é responsável por ajudar todos os tipos de animais abandonados ou encontrados em situações precárias, cuidando deles e os colocando para adoção.

No mês de Agosto, soubemos de alguns números:
123 gatos
24 cachorros
16 pequenos animais
2 passarinhos
ou seja, total de 165 animais que encontraram novas casas!

Eles também atuam ajudando animais silvestres, desde bbzinhos esquilos que cairam da árvore, pombas machucadas, patos atropelados, raccoons (texugo) selvagens que estão com algum problema... e depois de tratados, voltam para a natureza pois aqui em Toronto temos muitas áreas verdes, todos voltam para o lugar onde foram encontrados originalmente.

A maioria das pessoas já sabe que há mais ou menos um mês, começamos como voluntários na área de pequenos animais domésticos. Cuidamos de coelhos, porquinhos da índia, hamsters, gerbils, ferrets e passarinhos que estão em dois grandes quartos.
Uma vez por semana passamos lá para fazer de tudo, desde limpar as gaiolas, trocar a água, colocar comida fresquinha, levamos cenoura, bananas, ajudamos até simplesmente fazendo carinho, pois todos animais que estão lá são bastante carentes.

É uma ótima oportunidade para fazer novos amigos, falar inglês, conhecer de perto como essas organizações funcionam... além de voltarmos para casa com gostosa sensação de ter feito a diferença para alguns bichinhos.

Gosto muito dessa cultura canadense sobre voluntariado, onde as pessoas desde pequenas aprendem que se estão em uma situação boa, devem ajudar os outros.

Quando comecei na Toronto Humane Society não sabia que qdo contasse no trabalho teria tanto impacto, todos admiraram muito minha atitude e sei que ganhei vários pontinhos com meus superiores. Tanto minha gerente e mesmo agora os diretores, já vieram falar comigo... seja para contar que o gatinho q eles tem foi adotado lá na THS ou então para brincar comigo falando que já estou virando realmente uma "canadense".

E hoje, conversando com a responsável da área na THS, soube que com o término do verão e volta às aulas, eles perderam voluntários e tbm estão com o número de animais selvagens bem alto (esquilos principalmente, vários bbzinhos q cairam do ninho ou se perderam da mãe e precisam ser alimentados na mão todos os dias).

Ou seja, se vc gosta de animais como eu e está com um tempinho livre aqui em Toronto, me escreva (nemoto.cinthia@yahoo.ca) e vamos combinar para irmos juntos para vc conhecer o trabalho deles. Tenho certeza q vc também vai gostar e quem sabe não se torna um voluntário comigo, né? Eles precisam de voluntários para todas as áreas: gatos, cachorros, animais silvestres e vários outros!

bjs,
Ci.

7 comentários:

Re disse...

Oi Ci,
Nossa, muito legal!
Eu quero ajudar sim...me avisa quando vc for...
Eu adoro animais...tenho a Juju, uma cadela westie muuuito fofa...ela está passando um tempo com minha irmã mas logo vem pra cá tb....
Ai ai ai...que saudades da minha branquela peluda...
Beijos

Teresa disse...

Olá "Ci". Meu nome é Teresa e estou procurando várias informações a respeito da imigração para o Canadá e acabei achando o seu blog. Queria tirar algumas dúvidas contigo sobre como foi o processo, como está sendo a adaptação, as oportunidades de trabalho, etc. Você teria algum e-mail para batermos papo?
O meu é tcruzato@yahoo.com.br
Obrigada!

Dani disse...

Oi Ci!

Que trabalho bonito! Adorei saber que vcs estão ajudando os bichinhos canadenses! Com certeza vou querer conhecer esse lugar qdo estiver por aí! Quem sabe assim eu mato um pouco as saudades q vou sentir do meu "Rodolpho"! =)

SOTAQUE MIX disse...

Olá Ci,
Muito bacana esse trabalho realizado aí. Eu já tinha lido em outro blog de brasileiros no Canadá que eles valorizam bastante o voluntariado. É o tipo de ação que aproxima as pessoas e neste caso, também os animais. Parabéns a você.
Beijos,
Aline

Fernando e Silvia disse...

Oi Ci, adoro seus posts, apesar de nunca ter comentado! Estamos aguardando dos exames médicos. Adorei o texto para pensar e agir, posso publicar no meu blog?
Um abraço,
Silvia

Sweet Canadian Life disse...

Ola Ci,
Eu sou a Denise do Blog Sweet Canadian Life. Muito legal esse seu post. PARABENS!!! Eu tenho 2 cachorros e sempre faco doacoes ao Toronto Humane Society. Adoro animais!
Sabe, quando conheco alguem que nao gosta de animais, bate um aperto no fundo do meu coracao, e logo penso: nao serve pra ser meu amigo!
Minha mae sempre fala: desconfie e se afaste das pessoas que nao goste e nao respeite os animais.
Da' uma passadinha la' no meu Blog quando voce tiver um tempinho.
Eu tambem sou moderadora do Blog Brasileiros em Oakville.
Um abraco,
Denise

Dani disse...

ATENÇÃO, CINTHIA E DANIEL

Vou denunciar vocês por abandono de blog!!!!!!!