sexta-feira, 6 de junho de 2008

IMAX Deep Sea


Hoje resolvemos curtir outra paixão que temos nas nossas vidas: o mergulho.

Claro que ir no IMAX não é exatamente a mesma coisa que estar ao ladinho dos peixes em Noronha, mas nesse IMAX 360 graus do Ontario Science Centre, foi muito bom!

Aproveitamos o pacote de sextas e sabados a noite e assistimos dois filmes (documentários): Deep Sea - Fundo do Mar e Mysteries of the Great Lakes - Mistérios dos Grandes Lagos.

Deep Sea foi filmado no golfo do México, na costa oeste dos Estados Unidos e também uma parte na costa oeste do Canadá, em British Columbia. São 45 minutos que passam voando e que dentro da tela enorme do IMAX 360 parece até que vc está lá do ladinho dos animais marinhos. O legal é perceber que alguns peixes continuam com o mesmo nome, como é o caso da Barracuda :)

Já em Mysteries of the Great Lakes o foco são os grandes lagos aqui da América do Norte, como foram formados, a riqueza de sua água fresca - doce... e tudo mais. O bacana foi também ver o documentário inteiro contando sobre o esforço na preservação dos Sturgeons - isso mesmo, do peixe Esturjão, que vive nos grandes lagos gelados e que é o peixe que matam para consumir seus ovos (ou ovas) - o caviar.

Não preciso dizer o quanto fiquei feliz em ver tanta natureza e tanta conciência ecológica na organização desses documentários, com tanta informação importante sobre ecossistema, interdependência entre seres vivos e principalmente, o papel significativo - positivo ou negativo - da interferência do ser humano.

Depois desses filmes vou dormir sonhando com meus tubarões (para quem não sabe, amo todos os animais - marinhos ou não - mas meu queridinho do coração é o tubarão, que como não poderia faltar tbm esteve presente no primeiro documentário, cumprindo seu papel na manutenção dos oceanos e tbm nos alertando do perigo e problema q é sua extinção - mas deixa eu parar por aqui senão meu blá blá blá de tubarões não acaba nunca).

Com tudo isso, mal posso esperar a primavera de 2009 quando o IMAX lançará Under the Sea. (clique no texto para ver o site, vale a pena dar uma olhada rápida mesmo que vc não seja um mergulhador apaixonado como nós, esse próximo filme 3D do IMAX pelo jeito vai ser o melhor de todos os que já assistimos!).

Terminamos a noite caminhando para casa tranquilamente, hoje está calor e a noite está muito gostosa... saimos do cinema depois das dez da noite e mesmo assim, poderíamos ficar horas ainda andando pra lá e pra cá. Mas o cansaço da semana atribulada bateu e resolvemos que era hora de um outro mergulho: nos nossos lençois.

bjs, boa noite,
Ci.

Um comentário:

Gus disse...

Oi Ci
Apesar de nao ser mergulhador, gosto muito dos tubaroes e das coisas do mar. Acabei de ler esta semana o primeiro livro do Amyr Klink (ja tinha lido os outros, mas curiosamente este tinha ficado pra tras), e adorei as passagens em que as baleias, dourados e tubaroes o acompanham na travessia.
Em breve estaremos por ai e o IMAX definitivamente esta na nossa lista must do.
Abracos
Gus