sexta-feira, 16 de maio de 2008

Retratos da primeira semana na Jamieson


Todo primeiro dia eh igual, em qualquer nova empresa.

Passeios pelo andar conhecendo os funcionarios e suas funcoes, aquele esforco em vao do responsavel por vc explicar o que cada um faz na ilusao de que no outro dia vc lembre de tudo (especialmente os nomes!), lugares essenciais como o banheiro, a cozinha, a senha da porta de entrada, as chaves dos armarios de marketing, o local onde as pessoas do seu departamento ficam e, principalmente, onde vc ficara… ramal, computador, login, armarios, gavetas… ate ai tudo bem.

Conversar com as pessoas, conhecer novos colegas de trabalho, ir se acostumando com o esquema da empresa sobre horarios, quem faz o que, descobrir que segunda sera feriado e que na sexta trabalhamos so ate 15hs… show!! Ate que na quarta-feira, fui surpreendida na hora do almoco pela aproximacao de um senhor. Estava na cozinha terminando de almocar, ele chegou, cumprimentou, perguntou o q eu estava achando da empresa, conversamos sobre amenidades como origem familiar, linguas, cultura…. E so consegui guardar seu nome, sem nem lembrar qual era o cargo dele. Depois do almoco recorri ao cadastro do Outlook, meu Deus, era o VP de Marketing que tinha ido conversar comigo! Ainda bem que eu nao lembrava o cargo dele, senao teria gaguejado, suado frio, ia ser a gafe da semana… se ele foi me avaliar ou nao, soh ele sabe, mas ai que veio o convite para reuniao semanal do departamento, duas horas com direito a todos na mesa, mais um telefone com uma jornalista que a empresa contrata para trabalhos freelancer… e meu primeiro desespero! Bem que eu estava achando facil demais conversar com as pessoas… mas veio a reunicao para me colocar na real… como consegui me perder tanto assim?? De uns 7 assuntos que foram discutidos, se entendi 2 foi muito! Qdo aconteciam as discusoes entao, duas pessoas ou mais falando ao mesmo tempo: “para, para tudo que eu quero descer!!” rsss... So conseguia pescar uma palavra aqui e outra ali… que decepcao comigo mesma! Se eu tivesse problemas em entender o contexto do problema, tudo bem, tinha a desculpa do mercado ser diferente, das estrategias de marketing serem adotadas de maneira diferente, mas nao, meu problema foi com o ingles! Meu ouvido nao deu conta do recado e eu boiei, boiei feio… tudo bem que sou a unica nao canadense do departamento, todos nasceram aqui em Ontario ou no maximo em Quebec, mas sai pensando seriamente em voltar a ter aulas pq daquele jeito, nao ia dar, eu simplesmente nao tinha entendido um monte de coisas! (e nao tinha a opcao de colocar legendas!)

Voltei arrasada para casa, que decepcao comigo mesma… e eu que estava achando que tudo ia bem… mas depois de encontrar um novo conhecido, e, conversando com outro amigo que ja esta aqui ha alguns anos, percebi que eu nao era a primeira nem a ultima pessoa que tinha esse sentimento na primeira reuniao. Resolvi relaxar e deixar os dias rolarem antes de tomar qualquer atitude…

A quinta e a sexta-feira foram boas, fiquei mais amiga da minha vizinha de baia, descobri um chocolate quente delicioso que tem na cozinha, aprendi mais sobre os produtos da empresa e ate peguei amostras que estao para vencer ou mesmo produtos descontinuados que sao oferecidos aos funcionarios. Estou copiada nos e-mails de “happy holiday”, manutencao do servidor, acesso aos diretorios de marketing… ate entrei na rifa de um som da Bose que estao fazendo, quem sabe eu nao dou sorte?

Na quinta-feira, o salto do meu sapato quebrou atravessando a rua e eu ja estava longe de casa… tive que parar na primeira loja de sapatos e comprar novos. Ate passei no lugar onde consertam sapatos que tem embaixo do predio, mas demoraria pelo menos 45 minutos para ficar pronto… eu nao poderia esperar… Comprei outro e problema resolvido. No atraso de chegar, comento com a minha vizinha de baia sobre o ocorrido e ela me da a dica do melhor lugar para comprar sapatos em Toronto, pq ela eh uma Shoeaholic (viciada em sapatos). Nada como estar ao lado da pessoa certa, e falei que nao gostava de gastar dinheiro com isso, afinal meu negocio eh tennis, e ela me passa o segredo: uma loja com sapatos bonitinhos e confortaveis por 20 dolares ou ate menos. So pode ser um sonho... com certeza passarei lah um dia desses!

Como sera a proxima semana? Nao sei… so espero que nao tenham outras reunioes! Rsss… ou melhor ter e o pessoal falar um pouquinho mais devagar? Sei la… se vou voltar a estudar, tbm nao sei, por enquanto, melhor dar tempo ao tempo! Acho que essa eh a primeira licao que aprendemos por aqui, ou ate mesmo antes de chegarmos: tudo tem seu tempo!!!

Otimo final de semana para todos e para quem esta por aqui, “have a nice Victoria’s Day” (eh a comemoracao do aniversario da rainha Victoria, o dia de seu nascimento eh dia 24 mas a tradicao eh comemorar na segunda-feira anterior ao dia 25 de Maio, o que acontecera dia 19 deste mes)

bjs,
Ci.

Um comentário:

Re disse...

Oi Ci,
Estou acompanhando seu blog e estou adorando. Parabéns!
É, a primeira reunião parece mesmo ser o terror de todos...mas como vc disse, só o tempo....
Boa sorte pra vc e continue nos contando suas impressões daí...pra nós aqui na espera isso tudo é valioso. Tks :)
Abs